"Mulher não gosta de homem bonzinho"

Essa tema ainda continua dando pano pra manga, como ainda há argumentos substanciais a serem compartilhados, aqui vai!


Nem sei quando ouvi essa frase pela primeira vez, mas a ouvi incontáveis vezes nestes 35 anos.E geralmente ditas por homens auto-proclamados " bonzinhos" em momentos de muita raiva e frustração.Nunca ouvi mulher alguma dizendo ostensivamente que não gosta de bonzinho, mas já ouvi várias lamentando que não tem sorte, que só caem na mão de cafajestes, que "o coração tem razões que a razão desconhece" e outras racionalizações para justificar seus " dedos podres".Todo mundo conhece, claro, mulheres assim.E elas estimulam o mito que " mulher não gosta de homem bonzinho".Elas estão por aí vivendo, apanhando, se lamuriando e quem vê ou sabe, já sapeca logo a verdade inquestionável: " É, tá vendo?! Mulher não gosta mesmo de homem bonzinho, só de cafa! Eita mulher de malandro! É o que eu sempre digo: ser " bonzinho" não compensa."


Pra início de conversa, percebam que o " bonzinho" sempre dessa frase SEMPRE vem PEJORATIVAMENTE no diminutivo.Qdo estudei Português na escola, no século passado, havia também o diminutivo afetivo ( o do meu amorzinho, meu filhinho, da batatinha frita, do " hum, experimenta esse peixinho!", vamos tomar uma " cervejinha".) Todos esses exemplos são positivos mas o " bonzinho" pertence à classe do " bonitinho" que, como todo mundo sabe, é " o feinho arrumadinho".


Que é isso, gente?! Bondade é qualidade, sempre foi. Clamem aos céus para que continue sendo.Assim deturpada parece até babaquice.Como bem disse meu amigo Dudu nos comentários do post " Mulher gosta mesmo é de cafajeste?!" confunde-se frequentemente bondade pessoal com fraqueza pessoal.Esse sufixo " INHO" que colocam no " bonzinho" e a crença-falsa de que a bondade é a característica menos sedutora do planeta prestam um desserviço às relações homem-mulher.Desse jeito, iremos de mal a pior, apertem os cintos! Não posso me conformar com isso, um desvio de rota é imperativo!


Já vi mulheres caírem de amores por homens BONS.( Não homens "bonzinhos", essa nomenclatura odiosa devia ser banida! Grrrrr!!!!) A mãe de uma amiga de infância comeu o pão que o Diabo amassou com o primeiro marido e entrou num segundo casamento com um homem completamente siderado por ela, protetor, dedicado...mas que ela não amava (ainda).Algum tempo depois, percebeu-se a transformação: a amor dedicado e bondoso dele conquistou irrefutavelmente, a olhos vistos, uma mulher que no início só desejava a proteção necessária dele para se recompor das feridas de um primeiro casamento dramático ( e isso nos anos 80, quando ainda separações e divórcios não eram tão comuns assim, as mulheres não estavam a toda no mercado de trabalho como hoje e uma divorciada com 3 filhos estaria numa pior das piores.)


Mas o seu Fulano não era um homem " bonzinho" e muito menos babaca.Era (e ainda deve ser) um homem bom, inteligente, perspicaz, tenaz e imensamente dedicado a esse amor.Ele foi capaz de investir primeiro na relação,tinha a plena consciência de que, no início, seu amor não era retribuído como desejava e aceitou isso sem lamúrias e ego-chamuscado.Confiou no próprio taco, foi capaz de apostar e investir.E o que se viu a seguir foi a vitória retumbante, reluzente e comovente da sua fé naquele amor.

0 comentários :