Feira de trocas "Desapegue-se"

AVISO: Em meu passado remoto, jamais acreditaria que em 2013 estaria escrevendo um post como este. Estou dizendo isso para reforçar que QUALQUER pessoa pode mudar de rumo, por mais que o destino almejado esteja distante de sua localização atual.

Tomei contato a feira de trocas " Desapegue-se", que acontece mensalmente no bairro carioca do Grajaú, pelo Facebook.O bairro, para quem não conhece, é uma espécie de " Urca da Zona Norte": charmoso, familiar, aprazível, bonitinho- na melhor acepção da palavra- e bucólico.Calhou que nas 3 edições passadas, fomos brindados com domingos meteorologicamente esplendorosos.

A feira é basicamente de trocas e doações, mas também há espaço para vendas de produtos sustentáveis aprovados na análise de seus organizadores ( Casa Cultural Anitcha, no Facebook). No centro da praça, forma-se um espaço onde ocorrem debates, danças coletivas circulares e apresentações musicais. Há sempre a barraca Hare Krishna (com livros e quitutes vegetarianos), a barraca Vegana e a barraca da Terrapia ( alimentação viva), que são diversas vertentes diferentes de uma alimentação mais natural. Trata-se de uma ótima oportunidade para o contato com gente experiente nessas áreas. A cada edição, sempre está presente a associação Reiki sem fronteiras, com seus voluntários aplicando Reiki gratuitamente em quem desejar. Nesta área central, são colocadas esteiras de palha onde qualquer pessoa pode colocar seus desapegos. Eu sempre levei cangas, para facilitar o processo caso todas as esteiras já estivessem ocupadas.Nas 3 vezes, fui embora muito mais feliz do que cheguei.Observei também que, a cada edição da feira, fico exponencialmente mais feliz.

Na edição de agosto, achei ter avistado alguém importante nos meus primeiros contatos com a idéia de Simplicidade Voluntária: Paulo Roberto Da Silva, um professor universitário entrevistado para uma marcante reportagem do Fantástico, ainda hoje disponível no youtube. De 2007 pra cá, o professor tinha continuado mais firme ainda em seu caminhar simples, e chegara às minhas mãos algumas semanas antes ( Obrigada, Leo Alvarenga! ;-) ) uma palestra dele com o sugestivo título " Consciência e Abundância". Fiquei realmente muito animada ao constatar que alguém tinha se dedicado tecnica e profissionalmente a aprofundar um tema que eu vinha instintivamente adotando de forma paulatina em minha vida!

Como não queria " pagar o mico" de ir falar com alguém crente se tratar de uma pessoa que, na realidade, é outra, confirmei antes a identidade do professor com o Geraldo da barraca de alimentação viva. O professor me recebeu muito bem e tão aberto a conversar sobre o tema, que me surpreendeu. Esperava apenas fazer um breve contato com ele, agradecer por aquela entrevista de 2007 que me tocou profundamente, pelos estudos aprofundados e bater em retirada. Mas, naquele momento se formou uma confluência tamanhamente positiva entre todos ali que foi realmente impossível arredar o pé.Geraldo preparava sua torta viva para o fechamento da feira e pediu nossa ajuda para cortar bananas. Fui eu e Paula, esposa do Paulo, como voluntárias e pudemos ter um contato inicial quando lavávamos as mãos.De repente, me vi tão radiante por estar ali conversando com aqueles 3 " quase- desconhecidos" tão interessantes, tão diferentes entre si e ao mesmo tempo tão ricos em contribuições para o meu entendimento da questão, que me senti realmente privilegiada por aquele contato humano, ainda mais em ambiente tão propício como aquela feira, num dia felizmente preguiçoso de domingo.



0 comentários :