Amizade entre sexos opostos: viável mesmo ou conversa-fiada?!

Decidi escrever sobre um assunto-tabu: a amizade entre homem e mulher é mesmo possível? Ou melhor: é possível sem sexo?


Já ouvi que homens hetero gostam de conversar com homens mas de transar com mulheres.E que homens homo gostam de transar com homens, mas gostam de conversar mesmo sabe com quem?!....ah, com as mulheres! rs Provavelmente não há verdades absolutas sobre esse tema, mas já é clássica a amizade entre mulheres e amigos gays.Isso rendeu até um filme: " O casamento do meu melhor amigo." Normalmente me entendo bem com homens gays mas, até onde eu sei e olha que sei coisas-do-arco-da-velha, nenhum dos meus amigos íntimos atuais, é gay.E nem levam o mínimo jeito.



É bem verdade que, dos meus amigos, nenhum é meu tipo de homem ( e aí estou falando de amizade mesmo e não de "conhecidos".E é sobre eles que falarei nesse post.Minha definição de amizade é quando não há interesse sexual ou romântico envolvido e ambas as partes não "fazem tipo" nenhum, nos mostramos como somos e apesar disso ninguém sai correndo,rs.Amigo é aquele cara que te conhece, até os defeitos, e gosta de vc mesmo assim.Não é aquele cara conhecido com quem você fica imaginando algo mais.



Em sentido inverso,tenho certeza também que sou o anti-tipo dos meus amigos homens.Dá pra notar claramente que esses amigos são sexual-romanticamente atraídos por mulheres de tipo físico/psicológico completamente antagônico ao meu.O mesmo vale para mim com relação a eles.Isso acho que já explica, pelo menos no meu caso, como pode funcionar a amizade homem-mulher.E pode funcionar bem mesmo, nos abrindo chaves para o entendimento do sexo oposto, que a princípio é sempre tão misterioso.Gosto de conversar com mulheres amigas, que muitas vezes falam a mesma língua e passam por situações semelhantes, mas conversar abertamente com alguém do sexo oposto é realmente impagável! ( Exceto, claro, no caso dos psicólogos profissionais.)



Com meus amigos homens, cresci muito.Passei a ver ângulos impensados de velhas questões, descortinei um novo universo.Não largo deles por nada!



Muita, mas muita gente mesmo, não acredita ser possível a amizade entre homem e mulher.(Mas nem adianta muito tentar descobrir porque muita gente mente."Fazem tipo" dizendo socialmente que claro que acreditam, tem até várias amizades com o sexo posto,mas intimamente e na prática nem acreditam e nem são verdadeiramente capazes de desenvolver uma amizade genuina e pra lá de sincera com alguém do sexo oposto.

Engraçado que meu melhor amigo, qdo ainda estávamos na fase de " conhecidos", me disse na lata que não acreditava nessa de amizade entre homem e mulher.Pra ele isso era estória da Carochinha, estava na mesma categoria do coelhinho da Páscoa, do Papai Noel, da fada-dos -dentes e da mula-sem-cabeça. Nos conhecemos há quase ( Meu Deus!) vinte anos, mas nos tornamos amigos íntimos mesmo nos ultimos 10 anos.E não é aquela amizade por antiguidade não, daqueles amigos de colégio ou faculdade com quem se encontra bissextamente e se permanece na superficialidade dos assuntos.Nananinanão, eu e ele descemos a profundezas, vamos lá pras camadas abissais, pro quase magma.Ele esteve comigo nos momentos mais significativos dos meus últimos 10 anos.Sabe como eu penso, acompanhou meu percurso de pós-adolescente dark até a mulher que sou hoje.Ele é minha caixa-preta, depositário fiel de coisas que me são muito caras.E, felizmente, apesar do passar dos anos que me modificaram tremendamente em alguns aspectos e noutros nem tanto, continuamos tendo um prazer indizível em nos encontrar e conversar horas a fio.Já quebramos recordes de permanência ao telefone.

Hoje em dia raramente falamos por telefone...preferimos papos ao vivo.Falamos o tempo que dá pra encaixar nas nossas rotinas e sempre nos despedimos com a sensação de que poderíamos facilmente conversar mais uma hora, ou até duas, três.Sempre temos papo, é impressionante!


E como é bom falar com quem sabe e se lembra do que vivemos nos ultimos 10 anos, ah! Como é boa a cumplicidade de alguém que já passou por poucas e boas com a gente, sabe direitinho como a gente é, como queremos ser um dia, dos nossos valores, dos nossos sonhos, dos nossos pesares, das nossas relações, do nosso trabalho, da nossa vida amorosa, da nossa vida financeira...uma cumplicidade reconfortante em que um olhar vale mais do que mil palavras e até um mero alô pronunciado ao telefone já é um bom medidor de como o outro está se sentindo.

Felizmente fomos ajudados pelo destino por ele buscar sempre mulheres tão diferentes de mim e eu de homens tão diferentes dele.Isso nos deu uma tranquilidade para nos mostrarmos abertamente, francamente e sem medo que um ou outro se apaixonasse ou se envolvesse esperando alguma coisa além da amizade.Uma tranquilidade incrível de poder contar com o outro, confiar e ter a certeza absoluta que ambos estão satisfeitíssimos com aquela relação de amizade e não querem nada além MESMO.( Além do mais no caso de uma amizade próxima e intensa de 10 anos, estamos carecas de saber disso...)

A amizade homem-mulher pode ser rara,mas é uma relação privilegiadíssima, algo que só mesmo raras ligações-românticas homem-mulher conseguem superar.Uma dica: não dá pra conseguir ser amiga de um cara que tem um fraco por você.Não dá pra ser vc mesma, perde-se a naturalidade de ambos os lados.Certas coisas, mesmo que não-ditas, se sente.( Ora, se cachorros farejam o medo, seres humanos farejam longe a atração.)
Nem tampouco o cara interessado romantica ou sexualmente em vc consegue ser natural pq está só esperando a hora de dar o bote...Da mesma forma, se vc resolve dar uma de amiga de um cara que você gostaria que estivesse na sua cama, cadê que se consegue ficar tranquila, capaz de ajudar o amigo de forma sincera e imparcial num momento de fragilidade sentimental dele, sem se aproveitar disso?!

7 comentários :

Maxmilian do Valle Ziegelmüller disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maxmilian do Valle Ziegelmüller disse...

é uma grande questão! Presumo que as amizades entre homens e mulheres carregam a tensão "sensual" em sua maioria, mas também carrega um alto "teor" de sublimação da atração que ocorre. E isso pode acontecer das mais variadas formas.

Gustavo Gaspar disse...

Existe a máxima que a amizade entre homem e mulher só existe quando a mulher é feia!!! Kkkk
Brincadeiras a parte, acho que pode ser riquíssima uma relação de amizade entre sexos opostos. Acho que mesmo em 2009, os homens entendem poucos mulheres, e vice-versa. Basta observar os desencontros amorosos e os eternos conflitos que percebemos no dia-a-dia entre homens e mulheres das mais diversas camadas sociais e culturais.Se conseguirmos estabelecer relações verdadeiras de amizade, desinteressadas e despidas de preconceito(e isso não é tão simples quanto possa parecer) podemos explorar melhor o universo do outro, e assim melhor compreendê-lo.

Taimemoinonplus disse...

Pois é, rapazes, então há esperança!!! :-)

Mais esperança para a mulherada de poder contar com a amizade masculina, de valor inestimável pra nós!Tão bom mesmo ter amigos que possam nos ajudar a compreender mais o ponto de vista do sexo oposto...Se não fossem valorosos amigos, provavelmente eu teria dado muito mais cabeçadas! Oh,Meus hérois! rs

Hahaha, Gustavo, curioso que quando a gente se afeiçoa por alguém em geral não consegue achar a pessoa feia!!!! ( Não tem o ditado " quem ama o feio bonito lhe parece?!)

No caso das minhas amizades mais próximas não os acho feios,eles são uns fofos, apenas ( ufa!) não me atraem fisicamente.Já tentei no passado ser amiga de homem que eu estivesse a fim e logo percebi que isso não é pra mim...Como virou bordão " não sabe brincar, não desce pro play!"

Não consigo ser amiguinha de quem me atrai como homem mas, contrariamente, acho essencial ter amizade/companheirismo embutidos dentro da relação homem-mulher.

Gustavo Gaspar disse...

Pois é "Taimemoinonplus", comigo já rolou diferente: Algumas amigas eu "pegaria tranquilamente", mas pensei em valorizar a amizade em si, acho que evoluí muito quando parei de querer "pegar todas"( ou quase todas, ré, ré, ré...) e percebi que ter amigas pode ser muito legal.
Agora, certamente deve ser mais fácil ficar amiguinho de quem não nos atrai, é um lugar mais seguro e confortável.
Mas como bem disse o Max aí em cima, tensões e sublimações também acabam fazendo parte do processo.

SHANKARA disse...

Gostei do assunto , realmente a amizade entre sexos opostos pode realmente acontecer e sem atração sexual entre ambos,pois a relação é mais do que uma aparência física bonita e atraente , é uma conexão espiritual mais profunda que atrai os Seres , a Paixão passa , mas o Amor real , permanece, este constroi uma longa estrada pela vida a fora, outro, é como uma chama de vela que apaga num hiato de tempo, passageiro.

Renata Iannarelli disse...

O Ivan Martins disse - em um artigo que vc me mostrou - que a mulher, quando não tem interesse no cara, pode sair com ele várias vezes para conversar, rir, ir ao cinema... sem sexo. Já o homem, por mais que seja amigo dela, caso tenha um mínimo de atração, vai querer sexo sempre.
Não sei se isso é verdade pura, mas é o que vejo por aí há muitos, muitos anos.
rs