"Mas, na verdade, nada esconde essa minha timidez."

http://www.youtube.com/watch?v=d7jHvxjfQ4I


(Nada como o Biquini Cavadão para começar o post, dando uma explicação musicada sobre o tema.)


Quem me conhece pode inicialmente achar engraçado a escolha deste tema.Previno logo que não vou falar em causa própria, não posso ser considerada tímida.Ou melhor: até posso- porque sei ficar super na minha, o que muitos confundem com timidez ou metidez- ao invés de mostrar toda a extroversão de que sou capaz.Por índole e também por adaptação, e não tenho idéia de qual a porcentagem de cada influência, originalmente fui aquela criança que dava bom-dia pra cachorro e conversava com Deus e o mundo.(Sou filha única, e filhos únicos tem que saber se virar desde cedo pra se integrar.Nunca há um irmão ou irmã como passaporte para as brincadeiras e interações infantis.Filho único tem que saber cavar seu espaço, abrir sua porta de entrada.)


Com o passar do tempo fui dando uma adaptada nisso e hoje acho que posso tanto passar uma impressão de tímida ( ou de metida, esnobe e congêneres) como a de pessoa extrovertida.Aqui no Brasil dá pra facilmente perceber que a extroversão é bem vista.Não raro percebo que pessoas falantes e sorridentes são vistas como " boa gente, simpáticos, legais...".Os tímidos são vistos como problemáticos, chatos ou até podem passar por esnobes.Até que é de certa forma normal essa compreensão, afinal ninguém lida mesmo às mil maravilhas com a rejeição e o extrovertido coopera maravilhas para que as pessoas se sintam mais adequadas.Num grupo em que há um extrovertido as pessoas não se preocupam com a hipótese de a conversa morrer...o extrovertido vai sempre dar um jeito.Ele tb vai acolher sob suas asas protetoras um recém-chegado tímido, seja se apresentando, extraindo a fórceps a apresentação do tímido e buscando uma integração do grupo,seja dando seu show particular em que só é preciso uma platéia.De uma forma ou de outra, as pessoas costumam apreciar.Num contato a dois em que há um extrovertido, a parte introvertida vai ter a impressão de que está agradando pois um verdadeiro extrovertido é capaz de interagir até com uma cadeira.Acho que é por esse viés que a extroversão é vista como algo positivo e desejável, ainda mais numa cidade solar, tropical e informal como o Rio de Janeiro.( Nunca estive em Curitiba, mas já ouvi vários relatos de que a extroversão não é tão bem-vista por aquelas bandas...).


A maioria da humanidade ou se encontra num lado da escala ou no exato oposto.Não conseguem transitar em toda a escala intermediária de acordo com as conveniências: o tímido se engessa no papel de " o tímido" e o extrovertido idem.Ficam encaixotados nessa.Claro que há a timidez patológica mas o que ninguém fala é que há também a extroversão patológica.Tem aquele cara que veste a camisa de extrovertido e nunca mais tira, chega a ser chato, invasivo demais, over demais, cansativo-ivo-ivo.( Tb se aplica a mulheres, é claro.)


O tímido-bloqueado perde, todo mundo sabe, muitas oportunidades de ordens variadas ( profissional, romântica, social...).O extrovertido, como geralmente não tem limites auto-impostos, tem mais oportunidades de forma geral.O chato de ser extrovertido, e falo por experiência própria, é ser muito acessível.Para se interagir com uma pessoa tímida, é preciso persistência e algum talento.Para interagir com um extrovertido, qualquer um consegue.E nessa, o extrovertido aumenta em muito suas possibilidades de interação, geralmente de uma forma sem filtro: entra gato, cachorro, papagaio, enchimento....e depois há que se ter trabalho para separar o joio do trigo.


Certa vez estava num local público com duas amigas e uma delas encontrou um amigo.Esse amigo, por sua vez, estava acompanhado de outro amigo, as apresentações foram feitas e ficamos num grupo de 5 pessoas: eu e minhas duas amigas e os dois rapazes.Minhas amigas são extrovertidérrimas e imediatamente começaram a interagir animadamente com os rapazes, sobretudo com o visivelmente mais tímido.Mais tarde pude conversar com o cara tímido a sós e ele resolveu me confessar que tinha me achado uma chata de início, mas que ficou feliz ao finalmente constatar que estava enganado.Fiquei avaliando o que na minha atitude inicial poderia ter dado margem à essa interpretação.Ele me achou chata porque eu fiquei na minha, fiquei ouvindo a conversa mas não me esforcei em participar.Também não sou de ficar sorrindo por qualquer motivo, fiquei normal, observando.Não me esforcei para falar porque gosto de ouvir, aprendo muito mais deixando os outros falar do que falando.E se tinha tanta gente falando efusivamente, pra que vou ficar esperando alguém dar uma pausa para a respiração para fazer minha intervenção?! No entanto, quem não se integra- e no meu caso nem foi por timidez, foi por opção-é questionado.Pq fulano não está interagindo? É um mal-humorado? Não está gostando da nossa companhia? É tímido? Está desinteressado pela gente?


Hoje em dia tenho muito mais consciência desse efeito que a timidez- real ou voluntária-tem sobre os outros.Somos seres inseguros, tememos a rejeição, queremos todos sermos aceitos ao menos socialmente.O extrovertido nos causa essa impressão de aceitação, de que fomos gostados, de que somos legais, afinal o sujeito está ali todo animado e sorridente nos contando piadas, rindo de qq coisa que a gente fala, eufórico! Ele afaga nosso lado narcisista, que que valemos a pena a atenção e a energia dispensada.O tímido- ou o voluntariamente reservado- levanta a lebre de podermos não ser tão interessantes-para aquela pessoa- quanto gostaríamos.

0 comentários :