Post ( nem tanto) carnavalesco

Já fiz de tudo no Carnaval.Pensando melhor, e antes que a imaginação de vcs suplante em muito a realidade, é bom que eu explique melhor.Tive carnavais de criança brincando em matinées de clubinho vestida de abelha, princesa, essas coisas.Já tive madrugadas insones acompanhando o desfile pela televisão ( Por natureza, nunca fui fã de Carnaval.Nem qdo criança achava essas graças...mas ia assim mesmo, como no Natal era normal tirar foto com o Papai Noel no shopping mesmo sendo um saco! Certas coisas a gente não se questiona muito, apenas faz ou é levada a fazer.) Já passei Carnavais viajando pra onde não há Carnaval.Já passei em retiros meditativos de silêncio.Já passei também fantasiada e curtindo horrores alguns blocos meio alternativos do tipo Céu na Terra, no bairro mais alternativo do Rio: Santa Tereza.


http://www.myspace.com/orquestrapopularceunaterra


http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1410


Muitas vezes me dobrei.Aqui na cidade dita maravilhosa, se vc não torce por uma escola de samba, não acompanha os desfiles das escolas e a votação, pode se considerar um completo outsider.Se resistir, pode se considerar fora das rodas de conversa por uma semana.Todos estarão falando de coisas das quais vc não tem a mínima idéia...


Venho de uma família anti-samba-enredo e anti-Carnaval por excelência.Tanto do lado paterno como materno, uma coisa inacreditável.Descendo de um povo muito sui generis, o que por vezes é ótimo e por vezes é péssimo." Dor e delícia de ser o que é" na veia.Perdi as contas de quantas vezes minha mãe me levou, ainda pirralha, ao Theatro Municipal ( tem H mesmo! http://www.theatromunicipal.rj.gov.br/ ) e conto nos dedos de UMA mão as vezes que me levou naqueles bailecos de carnaval de criança.Bom, eu nunca fiz muita questão mesmo....


Conheço moradores do Rio que, em idade adulta, nunca pisaram no Municipal.Eu, em idade adulta, nunca tinha pisado num ensaio de escola de samba e muito menos na Sapucaí.Nem pra assistir.Alguns vários anos atrás, fui finalmente levada ao samba por umas amigas americanas ( !!!!!!!!!!) Elas moravam aqui e, claro, estavam empolgadíssimas com o Carnaval.Nessa época recebiam uma multidão de amigos vindos de fora especialmente pra isso.Numa dessas, desfilaram vestidos de peixe azul no Salgueiro.Adoraram! Voltaram falando maravilhas!Naquele ano o Salgueiro ganhou e foi para o desfile das campeãs.Minhas amigas, impressionadas como uma carioca podia ser tão insensível ao chamado ancestral dos tambores, insistiram que eu devia desfilar, ao menos pra sentir essa emoção uma vez na vida, e me deram a fantasia.


Confesso que não estava lá muito embalada mas, com tamanha insistência e empolgação da parte delas, me sensibilizei.Seria como ler os livros do Paulo Coelho, li não porque me atraíram, mas pra poder conhecer e consequentemente argumentar contra com conhecimento de causa.Definitivamente não sou do tipo que torce o nariz pra jiló sem ter comido ( Aliás gosto de jiló!). Sou o tipo que come tudo e qualquer coisa comestível, e muito por propósitos culturais-educativos.Se já comi haggis, acho que praticamente qq coisa comida com entusiasmo em alguma parte do mundo vale a pena ao menos uma garfada.Já comi torta de rim, escargot, foie gras e o escambau.Comeria insetos se fossem culturais e me ajudassem a compreender- ou a acreditar que compreenderia- um povo.


Tenho muita má vontade com gente fresca com comida ( excetuando-se os que não comem por motivos éticos, religiosos ou de sensibilidade estomacal/intestinal/etc...).Sempre tive menos preconceito com comida do que com música.Resumo da ópera: me arrepiei dos pés à cabeça na concentração, a escola embicada pra entrar na Avenida, ao ouvir os fogos que anunciam o começo do desfile.A vibração era fenomenal, eu não mais respondia pelas minhas reações, parecia sob o efeito de algum entorpecente mesmo estando de cara limpíssima.Deve ter uma explicação: aquilo só pode ter mexido muito com o meu chakra básico.Primitivo, tribal, ancestral, de outras vidas, o que fôr...mas deu um prazer que só daria pra tentar explicar usando palavrões: muitos, vários, os piores.De fazer corar a puta com mais horas-cama de toda a Vila Mimosa! http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Mimosa Bem, vocês imaginem, desfilem e me contem.Coisa de doido.


Quando não estou naqueles instantes-entorpecentes seja no meio de um bloco realmente bom ( não aquela coisinhas idiotas que muito se vê por aí) bem perto da bateria ( não tem o mesmo efeito pelas bordas...) ou desfilando por uma escola de samba fodástica ( e vou avisando: tem que ser Escola Grande, favorita, sedenta de ganhar.Já desfilei por escolinha chinfrim e não tem o mesmo potencial de " Caraca, PQP, que @$%# é essa?! "), não gosto de Carnaval.Acho o maior programa de índio.

0 comentários :