Câmera lenta

Meu recorde de reclamações é, sem dúvida nenhuma, no trânsito, com relação a motoristas que empatam o meio da rua ou a faixa da esquerda molengando.Se você é uma pessoa zen, sem pressa de chegar, maravilha! Mas porque dificultar ostensivamente quem quer ir mais rápido? Cariocas, tanto motoristas como pedestres, parecem ter problema nesta área.

Desafio que se ache, em qualquer escada rolante dentro dos limites do estado mesmo nas estações do metrô mais apinhadas, pedestre que se coloque à direita deixando a esquerda livre para passantes apressados.Por essas e outras que eu, acelerada convicta que sou, prefiro muitas vezes as escadas não rolantes quase não usadas pois me permitem queimar umas calorias e chegar mais rápido e com menos estresse ao topo.Sim, porque no Rio de Janeiro onde vivo as pessoas se incomodam com um " com licença" no meio da escada rolante, como se em algum lugar estivesse escrito que o correto é esperar imóvel feito frade de pedra o fim da subida.

Esse molengação coletiva deve ser cultural.Neste balneário do qual vos escrevo as pessoas molengam no meio da rua, as vezes como se estivessem em estação de águas em São Lourenço.Nunca me esquecerei da uma lição de civilidade que tive em Londres, ao estacionar no meio de um degrau da escada rolante do metrô.Fui surpreendida por uma horda de ingleses subindo a escada a galope, rosnando para que eu saísse da frente e me apontando que a esquerda devia ser mantida livre.Fiquei maravilhada! Finalmente tinha achado a minha turma, eu que tantas vezes bufei embarreirada em escadas rolantes do metrô carioca por gente de ares tão placidamente bovinos que não se moveriam sequer para afugentar as moscas.Em hibernação talvez?!

2 comentários :

Paulo Tamburro disse...

TENHO SENTIDO SUA FALTA, NO MEU BLOG.

UM ABRAÇÃO CARIOCA.

Taimemoinonplus disse...

Olá, Paulo! :-)

Tenho sentido a minha falta até o MEU blog! rs Não tenho conseguido nem cuidar daqui...hehehe

Em breve te farei uma visitinha!

Abs cariocas e combalidos,