Livros pra que te quero? - Lendo ou acumulando livros?


Cresci numa casa cheia de livros.Tinha gente que não largava o que estava lendo nem na hora das refeições ( comportamento que gerava certas crises familiares... e atitude que já me surpreendi fazendo de forma instintiva.)

Até gostava de ler, mas- aparentemente- não tanto quanto eles.

Na escola, me destaquei cedo em Língua Portuguesa. Talvez um dos meus maiores encantos na vida tenha sido a mágica da alfabetização. Depois o que era delicioso começou a ficar chato pois não parei mais de ganhar livros como forma de incentivo. Numa época em que sonhava com brinquedos, ficava muito danada ao ganhar mais um livro. Alguns eu li e gostei, outros boicotei.Afinal, essa coisa de ler ininterruptamente era coisa deles, não minha.Embora isso até possa me ocorrer, mas só quando engato num livro daqueles que não dá pra largar, que faz a gente perder o sono, torce para que o sinal feche, que o médico atrase, que o metrô seja vagaroso, que o tempo não passe.Um prazer raro, imenso e precioso topar com um livro assim!

Larguei no meio de muito mais livros do que os que li até o final. Passaram pelas minhas mãos e estantes muito mais livros do que os li realmente. Mesmo que até tenha lido razoavelmente na vida, tive sempre mais do que eu daria conta, até de temas que não me interessavam tanto, mas nutria a esperança de passar a entender melhor.Ainda considero que minha pilha de leitura está alta, mas nunca foram tão poucos.Venho me desapegando de suas presenças físicas nas minhas estantes e já me desapeguei faz tempo de comprá-los. Dei-me conta que a vida é curta, toda escolha comporta uma renúncia.Livro pra mim, é quase como roupa: só vale a pena usar aqueles que você gostou muito.A diferença é que roupa a mesma pessoa pode e deve reutilizar várias vezes.Alguns raros livros justificam releitura. Uns- e isso foi libertador- não justificam uma leitura sequer!

Nesse processo, conheci um projeto maravilhoso chamado "Biblioteca sem paredes". A gente doa os livros que não quer mais e pode pegar os livros que quiser.O propósito é fazer circular o máximo de livros pelo máximo de leitores, gratuitamente, num círculo virtuoso de solidariedade, lazer e cultura.Quem quiser participar, basta procurá-los no Facebook!


0 comentários :