Sobre a incrível praticidade de pouco se pensar no cabelo

Praticamente 3 meses se passaram desde que escrevi o post "Sobre a praticidade absurda do cabelo curto e a praticidade absurda do cabelo longo."Tenho então, 3 meses a mais de experiência no tema! hehe

Desde então, o cabelo vem crescendo, dei apenas uma micro-aparada no cabelereiro ( apensar de cogitar o tema, ainda não ousei o auto-corte, mas bato palmas para as auto-suficientes capazes de tanto ) e nem tenho pensado no tema capilar ( a não ser agora, claro, para escrever este artigo.) Percebi que um cabelo longo não necessariamente é mais trabalhoso-dispensioso do que um curto ou médio.Tudo depende da sua postura e das suas escolhas.


Tenho usado produtos populares- medianos mas ainda tenho, no finzinho, um ou outro super caro, que uso esporadicamente pois são muito específicos ( termo-ativados, por ex, e eu raramente uso secador...ou mascara muito intensa, para cabelo tratado quimicamente- que não é mais meu caso e portanto usá-la frequentemente não traria bom resultado) da long ínqua época em que mantinha o cabelo tingido e gastava muito tempo/ energia/ dinheiro em pesquisas e produtos ( tempo esse que foi um inferno, não deixou saudades embora tenha valido SUPER como experiência.)


Basicamente uso shampoo ( cuidadosamente no cabelo todo) e condicionador ( passado do meio para as pontas, sem tocar a raiz) em todas as lavagens ( geralmente em dias alternados), seguidos de um leave-in ( seguindo o mesmo princípio de aplicação do condicionador.) Quando acho que o cabelo está precisando de um pouco de hidratação, uso uma máscara de pausa de UM minuto entre o uso do shampoo e do condicionador. Meu cabelo é cacheado e está uns 6 dedos abaixo dos ombros.


Agora os "pulos do gato" para cabelos cacheados...hehe...Simplesmente não uso escova, uso apenas um pente de dentes medianamente largos para desembaraça-los seja durante o banho ou logo após, quando passo o creme sem enxágue. Não esqueça de tirar o excesso de umidade com uma toalha, seja antes da aplicação do creme ou mesmo depois ( melhor antes, pra não desperdiçar o produto...mas nem sempre se acerta na justa medida e é necessário tirar um pequeno excesso após.) Depois basta colocar a cabeça pra baixo e amassar os cachos com carinho. Pronto. Fim de papo.

No dia ou hora em que o cabelo estiver bagunçado sem estar sujo ( porque vc o prendeu e ele ficou marcado, ou depois de uma noite de sono, por exemplo), basta usar um borrifador com água pura nele todo, sem precisar exagerar, reaplicar comedidamente o creme sem enxague ( preferencialmente uma versão leve) e amassar os cachos novamente, com a cabeça pra baixo. Nada de pente e muito menos escova. Cabelos cacheados não gostam de donas com neurose de desembaraçamento do mínimo fio. Esquece, relaxa. Cabelo cacheado não foi feito pra perfeição milimétrica e uniforme. A graça dele reside justamente em sua peculiaridade natural, diferente de todos os outros.

Um penteado extremamente útil, sobretudo para quem vive em cidades quentes e/ ou malha, é o coque: jogue os cabelos todos pro alto e prenda com uma "piranha"ou elástico. A beleza do coque é diretamente proporcional ao maior descaso/ rapidez que você tenha na hora de fazê-lo. Coques muito meticulosamente feitos, minha opinião, geralmente ficam bem feiosos e duram pouco impecáveis. A menos que você seja do corpo de baile do Ballet Bolshoi.

0 comentários :