"Ele falou tudo o que eu quero ouvir...mas é tudo mentira!"

Quase engasguei com o croissant ao ouvir de uma amiga, num misto de alegria romântica suspirante e pesar, essa pérola! Mesmo que ainda com os neurônios meio lentos no que pra mim ainda era uma preguiçosa manhã de domingo ( mesmo que o relógio já marcasse mais de 14hs), felizmente tive a presença de espírito de sacar imediatamente papel e caneta da bolsa e registrar essa frase ao mesmo tempo tão espontânea, lúcida e bem-humorada.

Ela falava de sua "relação"com um indivíduo por quem estava visivelmente encantada, mas que claramente, isso para qualquer mulher disposta a enxergar a verdade, nunca evoluiria pra nada além de alguns encontros esparsos a esmo.Alguns dias antes, e isso depois de algumas saídas marcadas e desmarcadas por ele seguidas de período de silêncio absoluto, ele havia a havia torpedeado de forma sucinta : " Estou pensando em você." Só.


Na época discutimos entre amigas que raio de atitude tomar ao receber uma coisa dessas do nada.Minha opinião foi de que esse torpedo não pedia resposta, era um mero e-mail aleatório para testar a "temperatura das águas dela".Estando as águas frias, congeladas ou " águas passadas que não movem moinho", nenhuma mulher responderia.Se ela se desse ao trabalho de responder o que quer que fosse, seria um sinal de, de acordo com meu diagnóstico-amador, de que ainda não tinha tirado definitivamente o cavalinho da chuva.( Embora o pobrezinho já estivesse encharcado até os ossos, espirrando...arriscando uma pneumonia.)Ela poderia simplesmente ignorar e seguir a vida.Se ele quisesse indubitavelmente revê-la, teria proposto algo mais específico do tipo " Como você está? Vamos fazer tal coisa tal dia?". Mas meu voto foi vencido e ela repondeu algo do tipo " Também penso em você.De vez em quando." E até agora não tivemos mais notícias...rs.Mas não me espantaria se ele daqui a pouco mandasse um " Estou pensando em você-parte 2.".


O que faz com que algumas mulheres fiquem encasquetadas com um homem X e passem em brancas nuvens pelo sujeito Y? E pros homens, o que explicaria isso? Estou há decádas me perguntando essas questões e ainda não achei respostas satisfatórias....Vou mais além: o que faz com que uma mulher fique encasquetada por longo tempo, as vezes até meses e anos, por um caso claramente perdido?!

Meu avô, um sujeito merecidamente reconhecido na família por sua notória falta de romantismo, costumava dizer que loucos de mesmo gênero se atraem.Segundo ele,mesmo que um dos loucos estivesse no Oiapoque o outro no Arroio Chuí algum imã poderoso faria com que eles se topassem e se atraíssem.E que continuassem juntos por longo tempo.Eu, que felizmente não herdei tão alto grau de anti-romantismo, prefiro explicações mais psicanalíticas.As vezes não são apenas coisas de ordem prática e sim conteúdos inconscientes que nos engatam ou desengatam em alguém.Não há como generalizar, é preciso uma tremenda lucidez e um esforço mental consciente pra conseguirmos identificar quais são esses fatores e verificarmos se desejamos permanecer engatados, nos engatar cada vez mais ou desfazer os nós e ir adiante.

Suspeito que as pessoas em geral tem certos padrões em suas buscas amorosas.Se nos debruçarmos dedicada e sinceramente sobre o nosso passado, vamos descobrir aqui e ali certos padrões.Uma vez identificados, é hora de decidir o que fazer: continuar ou mudar?O que não vale mesmo a pena é agir sem muita convicção, levado ao sabor do vento sem nem bem se saber o que está fazendo, o que se está procurando ou o que se está evitando.Tenho uma filosofia pessoal que foi magistralmente descrita em palavras por um amigo- que não por acaso é tradutor: " Convém mudar nossa forma de errar." ou " É preciso errar por novos ângulos."Não poderia concordar mais com isso, Deus me livre dos mesmos erros! Seria ótimo não errar, mas já que não consigo mesmo... que pelo menos não haja rotina nos meus equívocos!

0 comentários :