Que "Jingle Bells" que nada, "Vive le vent", isso sim!




Como esse é um blog declarada e despudoradamente francófilo, aqui " Vive le vent" passa adiante de Jingle Bells.Esta é uma versão antiquíssima com Tino Rossi, um cantor Francês nascido na Córsega, mesma ilha natal de outro conterrâneo que, esse sim, alcançou renome mundial: Napoleão Bonaparte.






Tino Rossi teve um sucesso estrondoso em seu país, é uma referência em música Francesa com a sua " voz de veludo". Mas só não vale tocar no assunto com gente jovem demais, à exceção de jovens saudosistas, dentre os quais eu me incluo! ;-) ( e não estranhem esse nome super-italiano, da Córsega até uma míope moderada como eu enxergaria a Sardenha sem precisar de óculos ou lentes.)A Córsega é uma França à parte, a começar pelo característico sotaque de alguns de seus autóctones...fortemente impregnado pela musicalidade da língua corsa.



Trata-se de uma França-agreste,por vezes quase-intocada, independentista, de gente com orgulho da própria terra e tradições ( não por acaso na bandeira da Córsega consta o lema " so corsu ne so fieru" que transmite a dignidade, a coragem, o orgulho, o destemor e a altivez de seu povo.) Se um carioca fosse abduzido e depois devolvido no meio de uma aldeia corsa, teria certamente graves dificuldades até se localizar no tempo e no espaço...Por outro lado, as más línguas insistem em afirmar que os corsos são preguiçosos, folgados, fanfarrões,violentos, mafiosos, terroristas....e que da Córsega provém o queijo mais fedorento da França inteira.No episódio de Asterix na Córsega, os gases putrefatos do queijo corso são responsáveis por nada mais, nada menos do que...a explosão de um navio!




A Córsega tem uma carga dramática tão forte que posso muitíssimo mal-comparar ( desculpem a heresia, mas tenho que tentar dar uma pálida idéia ao leitor) ao Portugal dos fados, das aldeias, das casas de pedra e das viúvas para sempre vestidas de preto. A primeira vez que ouvi música corsa, através do contemporâneo grupo I Muvrini, estremeci.Tem uma amostrinha visual-auditiva do que eu falo aqui.Bendito youtube!




















































0 comentários :