Separações inesperadas- um capítulo à parte

Constatei no Facebook a mudança de estado civil de uma amiga como quem recebe a notícia de morte de alguém jovem: com a mais absoluta incredulidade. Certos ( poucos) casais, quando se separam, despertam a mesmíssima reação. Mas como eles, logo ELES, foram se separar??!! Todos conhecemos casais que vivem às turras por décadas e nunca se separam, mas, por outro lado, também conhecemos aqueles que sempre foram vistos como exemplos e nos deixam boquiabertos quando anunciam o fim da relação.


Mas não é possível!!! Pela sucessão de comentários surpresos que se acumularam rapidamente abaixo da má-nova, percebi que os outros amigos partilhavam da mesma estupefação que eu. Em todas as vezes que os vi juntos, certifico e dou fé que presenciei dois seres com sorrisos até os molares, olhos ultra-faiscantes e sempre a contrariar aquela lei da Física que impõe que 2 corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Além do mais, a história do encontro deles era formidável. Não, eu não podia nem queria acreditar naquilo.

Assim como a morte de alguém mais jovem sempre nos causa um amargo gosto residual e inquietações existenciais variadas, também foi esse o efeito daquela notícia inesperada. Pouco sei dos motivos e, mesmo se vier a sabê-los, provavelmente nada contribuirá para diminuir meu espanto. Muito pelo contrário.

Bem me lembro da última vez que fiquei tão surpresa assim: quando os pais de uma grande amiga de infância resolveram se separar depois de 30 anos de casados. Eu frequentei a casa deles por anos, e nunca poderia suspeitar da hipótese um tal rompimento, nem nas minhas suposições mais desvairadas. As 3 filhas do casal também foram colhidas de surpresa. Na mesma época houve um surto de separações entre os pais de minhas amigas, todos casamentos na faixa das 3 décadas, mas os outros foram vistos sem grandes espantos. Todos podiam se separar na face da Terra, menos Fulano e Sicrana. Ah, eles não!


Coincidentemente, a mais recente notícia deles é que passaram um tempo separados, mas acabaram reatando. Uma colega de faculdade viveu algo ainda mais insólito: seus pais, oficialmente casados, se divorciaram também oficialmente....para depois tornarem a casar legalmente novamente. Depois de ouvir tal relato, percebi que, para o melhor e para o pior, tudo é possível entre um casal.


Mesmo hoje em dia, quando se casa, descasa e se declama o grande amor com muito mais facilidade do que em décadas passadas, algumas separações abalam até os não diretamente envolvidos. Todos nós sabemos que a vida é mesmo incerta e as relações humanas mais ainda, no entanto queremos poder acreditar que alguns, ainda que poucos, bafejados pela sorte alcançam um patamar onde ficam incólumes a esse tipo de incerteza emocional. Mentira. E, de forma irônica, justamente a incerteza sine qua non de todos relacionamentos, sem exceção, os torne um desafio ainda mais instigante e desafiador.

1 comentários :

nrtaddei disse...

Obrigada, querida, pelo carinho.
Bjs
Natalia