Não é das grisalhas que elas-nem eles- gostam mais!

George Clooney fez sucesso com seus cabelos grisalhos. Richard Gere também. Em território nacional, Alexandre Borges fez sua transição para a grisalhice aparentemente sem maiores traumas. E sem perder uma fã sequer, provavelmente...


Diga rápido: quantas mulheres- famosas ou não-charmosas e grisalhas você conhece? Não, não vale aquela senhora de 80 anos da Igreja da sua avó, aquela não se classifica: além de passar rinsagem lilás, está na faixa de idade da Dona Benta do sítio do Pica Pau Amarelo. Ou na categoria criada para que Clóvis Bornay pudesse participar dos concursos de fantasias de carnaval nos anos 80: hors concours. Ou seja: fora do páreo.

Os machos da nossa espécie homo sapiens - com algumas variações pessoais- costumam estar grisalhos na faixa dos 40 e 50. Já as mulheres 'homo sapiens'- como se fossem advindas da uma espécie à parte- muito raramente ficam grisalhas. Ou ficam quando incorporam a "Dona Benta", ou ficam com aquela super comum grisalhice de 2 dedos de raiz, sempre conjugada com outras cores. Aquela que elas juram que ninguém nota e dá a elas salvo conduto pro mundo das ( mal) tingidas. A maioria das mulheres da nossa espécie,com o inexorável passar dos anos, fica cada vez mais loira e de cabelo cada vez mais curto. Sim, pois também se obriga que a criatura mantenha o cabelo curto, afinal o mantra social repete ad nauseam que "não fica bem cabelo comprido depois de uma determinada idade". E as vaquinhas de presépio fazem "Muuuuuuuuuuu"em uníssono!


Mas G-R-I-S-A-L-H-A?! Ah, só as que "entregaram os pontos"- diz o senso comum. Grisalha??? Horror dos horrores! Nossa sociedade tolera com complacência alguns "deslizes" estéticos, algumas confissões até públicas de humanidade, imperfeição e passagem dos anos...mas isso não inclui- Deus nos livre- o cabelo grisalho feminino.


Aos homens, dizem, confere charme. Para as mulheres, assina a aposentadoria ou pior: o atestado de óbito da atratividade. E dá licença para todas as outras mulheres- eu disse TODA e QUALQUER mulher- proferir a sentença: "Cruzes, fulana se largou MESMO! Cruz credo! Eu, hein?! E sempre adiciona, com indisfarçável senso de superioridade: "Pois serei como minha tia, que ao falecer, aos 87, tinha os cabelos tingidos!" Ou senão, aquela típica declaração de boa-vizinhança: "Aaaah, fica lindo em vc! Mas eu ficaria muuuuuito abatida!"

Pois bem. Cabelo grisalho em mulher choca tanto porque quase não se vê.Quase não se sente.Quem assume fica parecendo o ponto fora da curva, a esquisita. Pois o rei está nu. Pelado, pelado, nu com a mão no bolso. A maioria das mulheres tem, em maior ou menor quantidade. Já ouvi de algumas que mesmo a partir dos 20 e poucos anos! Mas só avistamos os fios prateados- via de regra- em algumas das mulheres da terceira idade e olhe lá. A verdade é um segredo guardado a sete chaves entre elas e o cabelereiro. Ou entre elas e as amigas próximas.

Eu mesma, confesso, achava o mundo das colorações algo maravilhoso e pleno de tentadoras possibilidades de mudança de visual.Até que resolvi enveredar por ele, extremamente animada, em 2009. Depois de uns 3 anos de experiências colorísticas intensas, cheguei ao meu veredito, mui provavelmente definitivo: daqui pra frente, não tinjo nem que me paguem! Se a Loreal me chamar para
garota propaganda, o cachê vai ter que ser muito tentador. Sim, porque poucas coisas na vida podem ser mais chatas e inúteis do que chegar a passar 3 horas e meia num salão para tingir o cabelo, é como enxugar gelo.E, dependendo do tipo de tintura, lá está vc de novo- tendo raiz grisalha ou não- no mês seguinte fazendo o mesmo religioso e socialmente inquestionável ritual de incineração de tempo, dinheiro e paciência. De boa? Não é pra mim.Por isso escrevo esse texto, e podem me esfregar nas fuças caso um dia eu cometa a deslize de reeincidir no que- pra mim- foi um erro.



2 comentários :

Boneca Falante disse...

Oi, é a primeira vez que venho aqui. Li seu post acima sobre o tamanho dos cabelos, um dia ainda quero passar máquina também! eu assumi os grisalhos faz uns 2 meses. Sou bem vaidosa, adoro maquiagem e fazer a unha, mas não tenho e nunca tive saco pra cuidar de cabelo. por isso quase sempre o meu - cacheado - está curto. é beeem mais prático, pra mim, que o comprido, que leva horas pra lavar e secar, e que nunca fica igual depois que vc prende (o cacho desmancha, fica uó).
Ainda estou aprendendo a lidar com a minha nova imagem no espelho. eu tenho 37 anos e muitos brancos na cabeça. tem dias que me acho uma velha. Mas vamos lá. O pior que pode acontecer é eu voltar a tingir ou passar henna.
GOstei do seu blog!
Beijos
Emilia

Taimemoinonplus disse...

Valeu, Boneca, seja bem vinda! =)

Olha, não acho que deixar os brancos represente necessariamente falta de vaidade...embora a maioria, eu sei, pense assim.Me incomoda muito muito muito muito muito ( adicionar 500 vezes muito) cabelo mal pintado, espantalho, dedos de raiz aparente....do que cabelo assumidamente grisalho.Pra mim, pintar cabelo equivale a enxugar gelo, é um trabalho de Sísifo...por isso tô fora! rs ;-)